Nossos destinos
- HOME
- DESTINOS
- Rio Vermelho
Rio Vermelho
Segundo a tradição, o arraial iniciou-se no lugar denominado Magalhães, nome do primeiro habitante da região, que, ao morrer, legou a Nossa Senhora da Pena mais de 100 alqueires de terra, que constituem, atualmente, a cidade de Rio Vermelho.
Diz-se ainda que o arraial foi fundado por Antônio Gonçalves Torreão, por volta de 1776. O povoamento se dá a beira do rio Barreiras, ponto de cruzamento das estradas de Diamantina para Minas Novas e Filadelfia.
Em 1891, confirma-se a criação do distrito, denominado Nossa Senhora da Pena do Rio Vermelho, integrando-se ao município de Serro. Mais tarde, em 1938, o distrito passa a se chamar Rio Vermelho – nome do rio que atravessa o território de leste a oeste, de tonalidade avermelhada. Nesta mesma época, é criado o município, composto de dois distritos: o da sede e de Mãe dos Homens, ambos desmembrados de Serro.
A cidade fica bastante movimentada nas datas comemorativas:
Jogos da Primavera Data: Setembro Descrição: Uma semana de jogos estudantis, todas as modalidades esportivas para todas as idades. Local: Quadra de Esportes de Rio Vermelho.
Festa Nossa Senhora da Pena Data: Agosto Descrição: Barraquinhas de rua com música e dança ao ar livre onde ocorrem leilões de quitutes caseiros. Local:Avenida Aurélio Magalhães-Centro.
Festa de São Sebastião Data Janeiro Descrição: Barraquinhas de rua onde são leiloados leitões e frangos assados, bolos, vinhos, todos produtos dosados pela populaçãopara ajudar a Igreja, música e forró ao ar livre. Local: Avenida Aurélio Magalhães-Centro
Semana do Fazendeiro de Rio Vermelho Data: Julho Descrição: Os eventos são: shows sertanejos todas as noites, show de calouros da região, barraquinhas, exposição agropecuária, desfile de montaria, leilão de animais, concursos de marcha, queijo, cachaça, rapadura entre outros. Local: Parque de Exposição de Rio Vermelho.
O principal ponto turístico da cidade é a Serra do Gavião.